29 março 2013

Resenha: O Meu Pé de Laranja Lima de Jose Mauro de Vasconcelos


Livro: O Meu Pé de Laranja Lima
Autor: José Mauro de Vasconcelos
Editora: Melhoramentos
Nº de Páginas: 195
Preíodo de Leitura: 25/03 a 28/03/13


Meu Pé de Laranja Lima - Trailer final (2013)




O Meu Pé de Laranja Lima
Este livro é uma releitura.Primeiro assisti a novela com Eva Wilma e Carlos Zara em 1970 e depois de alguns anos é que fui ler o livro, fazendo agora uma releitura.
O menino Zezé tem 6 anos, mora com seus pais e os três irmãos: Toloca, Jandira (Eva Wilma) e Glória (Bete Mendes). O pai desempregado, a mãe trabalhando na fábrica. Mudaram-se para uma casa menor, conhecendo assim o Minguinho e que se tornará um dos grandes amigos.
Menino arteiro, mas de bom coração. O carro mais bonito da cidade é o do Sr. Manuel Valadares, e na primeira oportunidade pega carona do lado de fora do carro, o que leva o Portuga a dar-lhe uma surra. Zezé jura vingança.Um corte no pé de Zezé aproxima os dois, nascendo uma grande amizade (escondida).
Mas essa amizade foi cortada de maneira brusca pelo Mangaratiba e para completar o seu pé de laranja lima estava prestes a ser cortado. O menino passa por todos problemas e consegue superar  a dor da suas perdas.
No início do livro é apresentado como a história de um meninozinho que um dia descobriu a dor.  Com o seu pé de laranja lima, seu grande confidente, encontra ternura e afeto. Com o Portuga, torna-se uma criança feliz.
O livro já teve várias versões de novelas e filmes, e muitas lágrimas. È comovente pela simplicidade e triste pelas perdas ocorridas.




                     Meu Pé de Laranja Lima-filme brasileiro de 1970, dirigido por Aurélio Teixeira
                     O Meu Pé de Laranja Lima - telenovela de 1970, exibida pela Rede Tupi  (Foi esta que assisti)
                     O Meu Pé de Laranja Lima - telenovela de 1980, exibida pela Rede Bandeirantes
                     Meu Pé de Laranja Lima - telenovela de 1998, exibida pela Rede Bandeirantes

Post relacionado:
Saindo da Estante

Participando: 
Desafio 2013
Blog: Estante da Nine
Desafio 2013 Livros e Seus Filmes
Marcador: Desafio/13-Livros e Seua Filmes

Blog: Silêncio que Eu Tô Lendo
Desafio Realmente Desafiante 2013

Marcador: Desafio Realmente Desafiante/13

Desafio 2013
Blog: Lili Escreve
Meta da Lili 2013
Marcador: Meta da Lili/13

Blog: Nanie´s World
Desafio Nierco
Marcador: N.I.E.R.C.O

Blog: Open Page
Desafio Revirando a estante 2013
Marcador: Revirando a Estante/13



Blog: Acordei com Vontade de Ler
Desafio 2013- 50 Livros Nacionais Lidos

Marcador: 50 Livros Nacionais Lidos

Um comentário:

  1. Esse livro é muito infância. Eu nem lembro quando eu li, mal recordo da história. Mas sempre que quero falar de um livro que remeta infância com alguém eu uso "Ah, pelo menos leu Meu pé de laranja lima".

    É tão bonito.

    Que bom que tais conseguindo seguir a meta.

    liliescreve.blogspot.com

    ResponderExcluir

© Retalhos no Mundo - 2013. Todos os direitos reservados.
Criado por: Roberta Santos.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo