21 julho 2014

Resenha: Pólvora ,Gorgonzola e Alecrim de Lusa Silvestre



Livro:Pólvora, Gorgonzola e Alecrim: contos gastronômicos
Autor: Lusa Silvestre
São Paulo
Editora Jaboticaba
2005
Tema: Contos: Literatura Brasileira.
Período de Leitura: 05/07 a 21/07/14

Que o Destino é sempre irônico, já sabemos por experiência própria. Para lidar com ele é preciso muita habilidade e, principalmente, senso de humor. Dois atributos que não faltam a Lusa Silvestre. Dois atributos que ele passa com generosidade a seus personagens. Afinal, o que um chef  nordestino pode fazer ao ser jogado num presído, ou um frentista sem educação e pinguço ao se ver na candidatura a prefeito de sua pequena cidade? O que você faria se fosse o último gordo de um reino tentando desesperadamente emagrecer enquanto tudo e todos parecem conspirar contra sua força de vontade? E o que dirá de um galã de novelas preso em sua mansão durante um final de semana inteiro-regado a pagode, cerveja e leitãozinho- -com seus parentes suburbanos?
Só com muita imaginação, mesmo.
Conheça algumas vítimas do Destino:
"Era impossível não ficar impressionado e invejoso, o sujeito pegava mulher como quem pega resfriado, acabando na cama do mesmo jeito."
"E tinha o Aurílio, que todo dia punha o macacão cinza-encardido pra abastecer os veículos da cidade e pra abastecer a si próprio, fim do dia, no boteco vizinho ao mercadinho do Zé Quirino."
"...Sempre sorrindo, e sempre fazendo milagre pra se vestir com bom gosto,  apesar do orçamento na rédea curta. Carinhosa, chamava o marido Ben-hur de Benhê. Um amor, uma Amélia..."
"Era bastante telúrica, bastante chão, bastante Gil-cogumelo-almofada. Idílica, naturalista, alternativa."
"De tão bonito com dois anos causou uma briga de arranhões e puxões de cabelo entre duas coleguinhas do maternal. Aos doze perdeu a virgindade bucal com uma garota quatro anos mais velha."   
Resenha:

Um livro muito gosto de ler. Os últimos livros de contos que andei lendo, não me animavam a leitura de outros Leitura leve, engraçada e realista.

Em Para Comer , encontramos um homem que tinha táticas para conquistar as mulheres. Uma lista de dez pratos: de fusilli ao sugo a um fideuá.
A vítima não chegava ao décimo prato. A conquista se sucedia geralmente no terceiro dia (poillard com molho de mostarda).
Como toda a regra existe uma exceção, neste caso também. Num rodizio de sushi, a garota  foi convidada para jantar na sua casa. E já começou pelo segundo prato da lista, frango tailandês.
Prato delicioso, mas não mereceu nem um selinho.
Já no último prato, ou desistia ou aprendia novos pratos.

Em Presos pelo estômago, o cearense Nonato depois de uma briga de faca, foi parar na cadeia.E ganha pelos seus dotes um apelido e prestigio do chefão da cela,  Alecrim. Ficou responsável pelas incrementações das refeições. 

Em  Areias,  o conto é bem interessante, fala da cidade de Areias, de sua gente, seu meio de vida, política e da situação do frentista Aurílio e de Medeiros Vaz.
Muitas partes são divertidas, não chegam a ser exageradas, são praticamente a realidade do que acontece nesse mundão afora. Só não gostei do final.

Em A Confraria do Judeu, Ben-Hur cresceu acostumado com o básico, que o Doutor Isaac não liberava  dinheiro fácil.
Ben-Hur adorava vinhos, fazia parte de uma confraria. Era avaro ao extremo, casado com Carminha, uma graça de mulher. A turma dos enólogos fizeram mil conjecturas:arrumavam amante para Carminha e achavam que ela era golpista.
Seria verdade?

Em Forais de Bach, mostra Margarida entre numerólogo, Feng Shui, acupunturista, homeopata, osteopata, do-in, shiatsu e por último os florais de Bach.
Não parou: ioga e radiestesia. Telúrica, ídilica, naturalista e alternativa.
Profissão degustadora.
A visita de um bam-bam do departamento a deixa em pânico, ocasionando a troca de florais de Bach por amônia. Pronto. As papilas gustativas tinham desaparecidos. Como solucionar o problema para não perder o emprego?

Em  A Fábula do último gordo, Alexandre, o último gordo, resolveu emagrecer, e a companha contra o emagrecimento começou: esposa, médico, etc um verdadeiro complô foi formado.
Leitura bem recomendada. O autor usa uma linguagem fácil e muito senso de humor. .     

Post relacionado:
Saindo da Estante

Participando:


 

Olá Maratonistas :)

Parece que vocês já escolherem as datas para a maratona especial de Verão... Então sem grandes surpresas (porque vocês conseguem ver) será de dia 21 de Julho a 3 de Agosto. 

Agora perguntam vocês: E o tema? Pois é, desta vez será algo diferente. Para esta maratona haverá um cartão bingo com diversas categorias, como poderão ver pela imagem. 

Novidade: Haverá presentes para quem completar o bingo...
Regras do Bingo:
1. Um mesmo livro pode encaixar-se em diferentes categorias;
2. Consideramos o bingo completo quando: completarem todas as categorias; ou tenham iniciado o último livro que preenche o cartão e tenham passado das 100 páginas. 

Também haverá presente para sortear entre os participantes dos desafios. E em relação a estes também iremos tentar dar um aroma de verão :) tentando inovar. 

Quem se quiseres aventurar nestas maratonas de verão faça o favor de deixar em comentário o vosso nome.

Boas leituras!
Temas: contos
            continente diferente norte americano


Maratona2Café com Blá Blá Blá

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Retalhos no Mundo - 2013. Todos os direitos reservados.
Criado por: Roberta Santos.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo