08 março 2014

Dicas Literárias: Especial- Mulheres (2)

Maysa

Maysa - Só numa multidão de amores - Lira Neto

"Deusa das canções de dor-de-cotovelo", "rainha da música de fossa", "Edith Piaf dos trópicos", a cantora e compositora Maysa foi uma personalidade muito mais complexa do que sugere sua imagem pública. Autora de clássicos da música brasileira como "Ouça" e "Meu mundo caiu", a artista nascida no Rio de Janeiro em 1936 é tema dessa biografia escrita pelo jornalista Lira Neto a partir de pesquisas em arquivos familiares, de entrevistas com cerca de 200 pessoas (parentes, amigos, ex-namorados, ex-maridos, músicos, produtores) e, sobretudo, com base no acesso irrestrito ao diário íntimo de Maysa. O resultado é um retrato cheio de nuances de uma cantora que não apenas se tornou um ícone da vida boêmia, mas foi ela mesma uma cronista da vida noturna, escrevendo as letras de muitas de suas canções - num trânsito incessante entre as figuras da musa e da poeta

O Diário de Anne Frank - Edição definitiva, editada por Otto Frank e Mirjam Pressler - Anne Frank

"12 de junho de 1942 - 1° de agosto de 1944. Ao longo deste período, a jovem Anne Frank escreveu em seu diário toda a tensão que a família Frank sofreu durante a Segunda Guerra Mundial. Ao fim de muitos dias de silêncio e medo aterrorizante, eles foram descobertos pelos nazistas e deportados para campos de concentração. Anne inicialmente seguiu para Auschwitz e mais tarde para Bergen-Belsen."
Vivendo a história

Vivendo a história - Hillary Rodham Clinton

Autobiografia da ex-primeira-dama Hillary Clinton, a ser lançada pela Globo (em agosto), é fundamental para se compreender um pouco mais da história social e política dos EUA nos últimos cinqüenta anos. De quebra, é claro, o affair Monica Lewinsky
O livro. Hillary Rodham Clinton é conhecida por centenas de milhões de pessoas no mundo inteiro. No entanto, poucos além de seus amigos e parentes já a ouviram relatar sua extraordinária jornada.
Em Vivendo a História -- que rendeu adiantamento de US$ 8 milhões à autora e saiu com tiragem inicial de 1 milhão de exemplares nos EUA --, ela escreve com franqueza, humor e paixão sobre sua infância na classe média suburbana dos Estados Unidos dos anos 50, e sobre sua transformação em militante estudantil até se tornar a controvertida primeira-dama.
Motivo de filas intermináveis nas livrarias no dia de seu lançamento (há menos de dois meses), Vivendo a História é o relato revelador da vida de Hillary durante os anos na Casa Branca. É também sua crônica sobre o viver a história com Bill Clinton, uma aventura de trinta anos no amor e na política que sobrevive à traição pessoal, às incansáveis investigações político-partidárias e ao constante escrutínio do público.
Hillary Rodham Clinton tornou-se adulta durante uma época de conturbadas mudanças sociais e políticas nos Estados Unidos. Como muitas mulheres de sua geração, cresceu com opções e oportunidades desconhecidas para sua mãe ou avó. Ela mapeou seu próprio curso em meio a terreno inexplorado - respondendo aos tempos de mudança e à sua própria bússola interior - e tornou-se emblema para alguns e pára-raios para outros. Esposa, mãe, advogada, defensora pública e ícone internacional, resistiu às grandes guerras políticas dos Estados Unidos, de Watergate a Whitewater.
Única primeira-dama a desempenhar um papel de relevância na determinação da legislação americana, fez constantes viagens pelo mundo para defender a assistência à saúde, ampliar as oportunidades econômicas e educacionais e promover as necessidades das crianças e das famílias, e atravessou o planeta em nome dos direitos das mulheres, dos direitos humanos e da democracia. Redefiniu a posição de primeira-dama e ajudou a poupar a Presidência de um impeachment inconstitucional, de motivações políticas.
Um livro íntimo, vigoroso e inspirador, Vivendo a História capta a essência de uma das mulheres mais notáveis de nosso tempo e o processo desafiador pelo qual ela veio a definir a si mesma e a encontrar sua voz própria - como mulher e como personalidade admirável na política.

Olga - A vida de Olga Benário Prestes, judia comunista entregue a Hitler pelo governo Vargas - Fernando Morais

A obra fala sobre a vida de Olga Benário alemã, judia e comunista, que se envolveu com Luís Carlos Prestes. Ela veio ao Brasil para lutar com ele pelos ideais comunistas. Acabou sendo presa e deportada grávida para a Alemanha pelo governo brasileiro, tendo como presidente Getúlio Vargas. Morreu numa câmera de gás de um campo de concentração em 1942. 
Oprah

Oprah - Uma biografia - Kitty Kelley

Em Oprah – Uma biografia, a experiente biógrafa Kitty Kelley foi buscar a verdade por trás do mito e conseguiu traçar um retrato confiável e profundo de uma mulher extraordinária. A menina talentosa que cresceu no Sul dos Estados Unidos sempre soube que faria algo grandioso na vida e nunca deixou que nada interferisse em suas ambições – nem mesmo a pobreza, o trauma dos abusos sexuais, a discriminação racial ou a falta de um diploma de prestígio. Oprah sonhou alto e chegou aonde poucas mulheres chegaram. Além de revolucionar a programação diurna da TV americana como apresentadora do talk show de maior audiência de todos os tempos, ela conquistou seu lugar na lista dos bilionários da Forbes, tornou-se a maior filantropa negra do planeta e é considerada uma das mulheres mais influentes do mundo. Amada pelos fãs mas também perseguida e às vezes menosprezada por alguns jornalistas, Oprah chama atenção por onde passa e desperta emoções contraditórias. Embora suas conquistas e seu trabalho de caridade sejam louvados, os críticos insistem em questionar suas intenções. Para eles, ela não dá ponto sem nó e age sempre visando obter ganhos financeiros ou visibilidade. Em 2009, Oprah anunciou que encerrará seu talk show, o que causou verdadeiro frisson na mídia. O próximo passo de sua carreira é ansiosamente aguardado e há quem aposte em mais uma revolução na televisão, com o lançamento de sua emissora. No auge da carreira de Oprah Winfrey e em um importante período de transição para ela, este livro apresenta ao leitor a oportunidade de mergulhar em seu universo particular e decifrar a instigante personalidade de uma das maiores celebridades dos dias de hoje. 

Retalhos no Mundo:
Você já leu alguns destes livros, tem interesse em ler ou conhece algum livro com o mesmo tema? Conte para nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Retalhos no Mundo - 2013. Todos os direitos reservados.
Criado por: Roberta Santos.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo