14 março 2014

Dicas Literárias: Especial- Mulher (4)

 Anita Garibaldi - Uma Heroína Brasileira - Paulo Markun

Esta obra é uma homenagem à memória da mulher que lutou no Brasil, no Uruguai e na Itália por um ideário político que brotou de sua comunhão com um homem à frente de seu tempo, seu marido, o herói da unificação italiana Giuseppe Garibaldi. O talento de Paulo Markun concilia a objetividade do texto jornalístico com o rigor da pesquisa histórica.

A trajetória singular de uma das mais apaixonantes personalidades da história brasileira. Órfã e muito pobre, Anita Garibaldi (1821-1849) entusiasmou-se ainda jovem com as teses republicanas que agitavam o Brasil imperial; cedo tornou-se também precursora na defesa da igualdade de direitos entre homens e mulheres. Participou da Guerra dos Farrapos, da proclamação da República Juliana, da luta pela República uruguaia e pela unificação da Itália. Foi, ainda, protagonista de uma bela história de amor ? a que viveu com o marido Giuseppe Garibaldi ? e uma mãe amorosa e dedicada. Essa figura extraordinária é resgatada neste livro, que acompanha as idéias, as lutas, as prisões, as fugas espetaculares e o crescimento intelectual de Anita, oferecendo-nos um retrato multifacetado de uma mulher movida pela paixão, de uma heroína disposta a viver e morrer por seu sonho de liberdade e justiça.

Garbo - Barry Paris

Barry Paris faz a primeira biografia completa de Greta Garbo, baseada em material inédito e anos de pesquisa regida por rigor acadêmico. Garbo nos traz revelações surpreendentes e fascinantes sobre o mistério, a carreira meteórica e a personalidade enigmática de uma das atrizes de maior sucesso do século XX.

Irmã Dulce - O anjo bom da Bahia - Gaetano Passarelli

O livro conta a admirável vida de Irmã Dulce, uma mulher de aparência frágil e humilde, mas cuja fortaleza espiritual a enchia de energia quando se tratava de socorrer os mais necessitados. Nascida em 26 de maio de 1914, Maria Rita de Sousa Lopes Pontes ficou órfã de mãe aos 7 anos, mas teve uma infância alegre, marcada pela fiel torcida ao Esporte Clube Ypiranga de futebol. A partir dos 13 anos, porém, influenciada pela tia Madalena, que lhe recordou de seus deveres como cristã, e impressionada pela condição miserável da população pobre de Salvador, passou a acolher mendigos e doentes em casa, sentindo o despertar do desejo de se dedicar à vida religiosa. O pai ainda tentou dissuadi-la e conseguiu protelar sua partida até a conclusão do curso Normal. Mas a decisão estava firmemente tomada e, assim que cumpriu o desejo paterno, ela deixou a casa e a família para entrar para a Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus. Aos 20 anos, no dia 15 de agosto de 1934, consagrou-se a Deus com os votos religiosos e recebeu o nome de Dulce, em homenagem a sua mãe. Sua vida, desde então, foi de devoção aos pobres, enfermos e abandonados, seguindo o lema "amar e servir". Escrito por Gaetano Passarelli, consultor histórico da Congregação da Causa dos Santos, o livro narra a trajetória iluminada dessa serva de Deus em sua obstinada luta pelas questões sociais, apesar da saúde frágil, mantendo uma confiança inabalável na Providência Divina. Fala também sobre a visita do Papa João Paulo II, sobre as Obras Sociais Irmã Dulce - um complexo de 15 núcleos, que prestam atendimento nas áreas de saúde, assistência social, educação, ensino e pesquisa médica - e sobre a comoção que tomou conta não apenas da Bahia, mas de todo o país quando, em 13 de março de 1992, Irmã Dulce partiu para a Casa do Pai. Após ter sido declarada "Venerável" pelo Papa Bento XVI, em abril de 2009, em reconhecimento de suas virtudes cristãs de fé, esperança e caridade vividas em grau heroico, e enquanto se aguarda o cumprimento da última etapa do processo pela beatificação, Paulinas Editora lança o convite a conhecer melhor este "anjo bom da Bahia" e seu exemplo de fé e vida.

3096 Dias - Natascha Kampusch - Ao escrever este livro posso finalmente dizer: Sou livre - Natascha Kampusch

Natascha Kampusch sofreu o destino mais terrível que poderia ocorrer a uma criança: em 2 de março de 1998, aos 10 anos, foi sequestrada a caminho da escola. O sequestrador - o engenheiro de telecomunicações Wolfgang Priklopil, a manteve prisioneira em um cativeiro no porão durante 3.096 dias. Nesse período, ela foi submetida a todo tipo de abuso físico e psicológico e precisou encontrar forças dentro de si para não se entregar ao desespero.
Aos quinze anos, Danuza Leão freqüentava a casa do pintor Di Cavalcanti. Aos dezenove, foi a primeira modelo brasileira a desfilar no exterior. Aos vinte, casou-se com um importante dono de jornal que tinha o dobro da sua idade. Tempos depois, com três filhos pequenos, separou-se para viver um grande amor com um cronista e compositor pobre. Aos quarenta e poucos, já avó, comandou as noitadas das boates Regine's e Hippopotamus (o que lhe valeu capa da revista Veja com o título "A grande dama da noite").
Danuza foi dona de butique, membro de júri de programa de auditório, relações-públicas, entrevistadora de TV, produtora de novela, cronista social, e publicou um livro de enorme sucesso sobre etiqueta moderna. E agora conta (quase) tudo de sua vida extraordinária nestas deliciosas memórias. São muitas histórias alegres ou picantes de uma mulher que sempre prezou sua independência, mas também episódios tristes de quem sofreu perdas dolorosas.
E, como se não bastasse tudo o que é sábia e generosamente narrado ao longo deste livro, há o gran finale, com as melhores páginas que o leitor brasileiro provavelmente leu nos últimos anos. Sem fazer pregações, sem dar receitas, sem propor panacéias, Danuza Leão oferece com simplicidade e franqueza uma imensa lição de vida.

Leia um trecho

Retalhos no Mundo:
Você já leu alguns destes livros, tem interesse em ler ou conhece algum livro com o mesmo tema? Conte para nós.


Post relacionado:
Dicas Literárias: Especial- Mulher (3) 

Próximo post
Dicas Literárias: Especial- Mulher (5) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Retalhos no Mundo - 2013. Todos os direitos reservados.
Criado por: Roberta Santos.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo