11 novembro 2013

Dica Literária da Semana: Vikas Swarup

Herdeira Acidental (A) - Ampliar Imagem
A Herdeira Acidental
Vikas Swarup
Tradução de Elsa T. S. Vieira
ASA
400 pp
17,50 euros 
Tema: Ficção

Eis uma informação curiosa: "Embora o autor, Vikas Swarup, trabalhe para o governo indiano, nenhuma das opiniões expressas neste romance deve ser vista como se retratasse de alguma forma a opinião do governo da Índia, ou do autor na sua capacidade oficial". Que as obras de ficção são ficção, todos sabemos, e que qualquer coincidência, como também se sabe, não é mais do que isso: "pura coincidência". Mas talvez haja mais verdade neste romance do que em muita comunicação social. Desde o primeiro livro (Quem que ser bilionário?, cuja adaptação cinematográfica de Danny Boyle, vencedora de um Óscar, deu grande visibilidade ao escritor, cônsul no Japão), Vikas Swarup tem vindo a retratar uma certa Índia, pobre e remediada, em busca de uma vida melhor. Uma Índia que reencarnou também o sonho americano, onde todos os sonhos são possíveis e onde as injustiças podem ser denunciadas. Isso mesmo aprenderá Sapna, uma jovem que se vê forçada a abandonar a universidade para cuidar da família. Mas, como lhe ensinaram, "na vida nunca temos aquilo que negociamos". É o que terá de fazer com quem a acusa e com quem a defende.
Fonte: JL

Sinopse - A Herdeira Acidental - The Accidental Apprentice - Vikas Swarup

A jovem Sapna está destroçada. Obrigada a abandonar a universidade para se dedicar a um emprego medíocre como vendedora de eletrodomésticos em Nova Deli, ela é agora a única responsável pelo sustento da mãe doente e da fútil irmã mais nova. Mesmo para um coração otimista como o seu, é cada vez mais difícil acreditar num futuro melhor… até que um dia, quando o seu desespero é absoluto, algo insólito acontece: um milionário excêntrico quer fazer dela sua herdeira. Sapna pode vir a receber mais dinheiro do que alguma vez sonhou e, com ele, mudar a sua vida e a de todos os que ama. Em troca, terá "apenas" de superar os sete testes do "livro da vida". Sete testes sobre os quais o seu estranho benfeitor mantém segredo absoluto. Assim começa uma viagem rocambolesca que vai testar o seu caráter, a sua coragem e o seu coração. Pelo caminho, conhece pessoas inesquecíveis. De um casal de noivos em fuga a um sex symbol de Bollywood ou a uma insuspeita cleptomaníaca, todos vão, de alguma forma, transformá-la. E quando se depara com o sétimo e último teste - aquele para o qual a vida não a preparara -, Sapna questiona até que ponto será capaz de se sacrificar por um sonho. Vikas Swarup, autor de Quem Quer Ser Bilionário? - que inspirou o filme vencedor de oito Óscares e quatro Globos de Ouro - está de volta com uma história hilariante e dramática, terna e cruel, como o seu próprio país. Tanto a Índia como a sua heroína estão presas entre tradição e modernidade neste romance que nos leva questionar os nossos próprios sonhos e limites. 

Um comentário:

  1. Gostei demais de Quem que ser bilionário?, mas só vi o filme, não li o livro. Não conheço o autor, mas pelo filme acredito que o livro deva ser muito bom. E A Herdeira Acidental também me agradou pela resenha.
    Abraços,
    Gisela
    @lerparadivertir
    Ler para Divertir

    ResponderExcluir

© Retalhos no Mundo - 2013. Todos os direitos reservados.
Criado por: Roberta Santos.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo