12 março 2013

Entrando e Saindo da Estante- Ana Karenina


Porque Entrando e Saindo da Estante?
São livros que peguei emprestado na biblioteca ou de alguma pessoa.



Volume 1 e 2

Saindo da Estante

Leon Nikolaievitch Tolstói nasceu na Iásmaia, Poliana, província de Tula, a 9 de novembro de 1828 e morreu em Astapova, província de Tambov, a 20 de novembro de 1910. Filho de uma família de latifundiários de alta aristocracia, foi educado em casa por professores particulares. Sua formação intelectual foi adquirida em contato direto com os livros, longe das escolas. Depois dos primeiros estudos, dentro dos moldes da cultura francesa do século XVIII permaneceu três anos na Universisade de Kazan, onde estudou direito e línguas orientais. Desiludido com o convencionalismo do ensino acadêmico, voltou para casa e atirou-se por conta própria a uma apaixonada pesquisa filosófica. Do período universitário restaria contudo, a profunda influência das ideias de Rousseau. Entre seus trabalhos iniciais, três são autobiográficoa: A História da Minha Infância (1852), Adolescência (1854) e Mocidade (1857). Entre o segundo e o terceiro intercala-se A Manhã de um Fidalgo (1856), romance inspirado pelos ideais e frustações interiores de seu tempo de juventude. Em 1851, Leon e seu irmão Nicolau alistam-se no Exército e partem para o Cáucaso. O jovem escritor comtempla o magnifico cenário das aldeias cossacas, sua vida primitiva e intensa, e participa das caçadas e expedições contra as tribos montanhosas. As experiências da vida militar originaram: A Incursão (1853), A Derrubada da Floresta(1855) e os Cossacos ( 1862).

Desencadeada a Guerra da Criméia (1854/56), Tolstói solicitou sua transferência para a zona de combate e participou do sítio de Sebastopol, descrito depois em Narrativas de Sebastopos (1836). Encerrada a guerra, o escritor abandonou as armas e visitou a São Petersburgo e depois à aldeia natal. Em 1857 esteve na França, Suiça e Alemanha. De volta à Rússia dedicou-se a atividade pedagógicas e fundou uma escola para componeses baseada na moderna educação progressista. O casamento com a Condessa Sofia Andreiona Bers, em 1862 representou o início de um período de quinze anos de paz interior, que dividiu entre uma ativa produção literária, a dedicação à família (teve dez filhos) e a administração da propriedade. Guerra e Paz(1864/69) e Ana Karênina (1873/77) marcam o ápice de vida e da carreira literária do grande escritor.

Entre 1878 e 1879 Tolstói passou por grande crise religiosa, vivendo momentos de misticismo alternados com a negação da fé. Ataca severamente a Igreja Ortodoxa em Crítica da Teologia Dogmática (1879) e propôs, como fórmula mais autêntica, a volta da Escritura- em Concordância e Tradução das Escrituras (1891) e Em que Consiste Minha Fé (1883). Seus últimos trabalho foram: A Morte de Ivan Ilitch (1886), Sonata a Kreiutzer (1889),, À Luz que Brilha na Escuridão (1891), O que é a Arte (1896), Ressurreição (1899) e Hadji Murad (1904).

AnnaKareninaTitle.jpg Capa da primeira edição

Esta história teve várias adaptações para o cinema, e entre as mais conhecidas estão:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Retalhos no Mundo - 2013. Todos os direitos reservados.
Criado por: Roberta Santos.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo