31 janeiro 2013

Resenha: Os Miseráveis-Victor Hugo







Livro: Os Miseráveis
Título Original: Les Miserábles
Autor(a): Victor Hugo (1802-1885)
Adaptação: Julio Emilio Bras
Coleção encontro com os clássicos
São Paulo
Editora: Paulus
Ano: 2009
Edição: 3ª
Nº de páginas: 164
Assunto:1- Romance Francês; 2-Hugo, Victor: 1802-1885-Literatura infantojuvenil;3-Romances -Literatura Franceses

Período de Leitura: 25/01 a 30/01/13

O fio condutor é o personagem de Jean Valjean, que, por roubar um pão para alimentar a família, é preso e passa dezenove anos encarcerado. Solto, mas repudiado socialmente, é acolhido por um bispo. O encontro transforma radicalmente sua vida e, após mudar de nome, Valjean prospera como negociante de vidrilhos, até que novos acontecimentos o reconduzem ao calabouço.

Publicada pela primeira vez em 1862, na França. Tem várias tradução. O enredo gira em torno de ex-presidiário, Jean Valjean, condenado por roubar um pão para alimentar a família. Depois de cumprir a pena, para fugir de um inspetor que o perseguia e conseguir se reabilitar, trocou de identidade.

Algum personagens merecem destaque como:
Fantine, mãe solteira de Cosette
Marius, que se apaixona por Cosette
Os Thinardier, a família vigarista que criou Cosette.

Podemoa observar um forte conteúdo psicológico refletido pelos sentimentos e emoções. De um lado Jean Valjean, um ex-presidiário, que reabilita após a ajuda do bispo e de outro, o policial Javert, perseverente, obstinado e frio.
“Mesmo na sua ignorância tinha consciência de que o castigo que lhe fora imposto era duro demais pela a natureza de sua falta e que o pão que roubara  para matar a fome de uma família inteira não podia justificar os longos anos de prisão a que tinha sido condenado.”

Curiosidade:
Este clássico foi chamado de “um dos maiores best-sellers de todos os tempos”. Nas 24 horas seguintes à publicação da 1ª edição de Paris (1862), as 7 mil cópias foram todas vendidas. O livro foi publicado simultaneamente em Bruxelas, Budapeste, Leipzig( na Alemanha), Madri, Rio de Janeiro, Rotterdam e Varsóvia. Depois, a obra foi traduzida por quase todas as línguas do mundo. No século XX, Os Miseráveis se tornou filme e musical da Broadway.

Um homem que é condenado a 19 anos de prisão por roubar um pão, se vê deseperançado, e encontra na bondade de um bispo, que não o acusa de roubo da prataria, forças para seguir em frente. Ele se torna prefeito e empresário em uma pequena cidade. Mas, infelizmente ele é procurado por policia por não ter cumprido as exigências da condicional e cuja a pena é a prisão perpétua.

Fantine trabalha na fábrica e é despedida, sendo obrigada a se prostituir para manter a filha. Quando Fantine é presa, Valjean a  ampara, pois ela está muito doente e isso desperta a curiosidade do inspetor Javert.

Valdjean, se vê obrigado a revelar a verdade, quando um inocente é preso em seu lugar. Revelado o seu segredo, foge e vai resgatar Cosette como havia prometido a sua mãe. E continua a perseguição de Javert através dos anos.

Leiam também: 
Saindo da Estante



Participando

                                            
Blog: Coração Literário
 Desafio Literário 2013-20 livros não lidos
Marcador: DL/13-20 livros não lidos
   
Desafio 2013
Blog: Estante da Nine
Desafio 2013 Livros e Seus Filmes
Marcador: Desafio/13-Livros e Seua Filmes
                   
Blog: Coração Literário
 Desafio10 Clássicos em 2013
Marcador: Desafio 10 clássicos/13
                                

Blog: Pensamento Tangencia
DL Quero ler mais clássicos
Blog  Livros e Meninas

Desafio: Um Clássico por mês
Marcador: Clássico por Mês/13
Desafio 2013

Blog: Lili Escreve
Meta da Lili 2013
Marcador: Meta da Lili/13


Blog: Memories of the Angel
Desafio Literário - Ler 30 livros da sua estante
Marcador: Desafio 30 livros/13

  

4 comentários:

  1. Oi Sonia!
    Eu queria muito ler Os Miseráveis. Eu deveria ter comprado em dezembro! O filme está sendo amado e estou num impasse entre assistir o filme agora ou esperar para depois do livro. Eu agora?

    Beijos!
    >> Nine | Estante da Nine

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou ansiosa para ver o filme, ainda mais que é um musical. Acho que devemos sempre que possível ler o livro primeiro. Os filmes muitas vezes são a visão do diretor, a sua interpretação, o seu olhar cinematógrafico do que ocorre e nem sempre é a nossa.

      soniacarmo

      Excluir
  2. Fiquei fascinada com essa curiosidade. Eu lembro de ter lido primeiro a adaptação e ter adorado, depois parti para o original.
    Eu acho a história fantástica e tenho curiosidade de reler para relembrar melhor (bom, tem o filme agora).

    liliescreve.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Li a adaptação, fiquei com muita vontade de ler o original. As adaptacões são ótimas para você conhecer o tema e se você gostar partir para o original.

      soniacarmo

      Excluir

© Retalhos no Mundo - 2013. Todos os direitos reservados.
Criado por: Roberta Santos.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo