26 outubro 2012

Resenha: O Xangô de Baker Street-Jô Soares


O Xangô de Baker Street

Livro: O Xangê de Baker Street
Autor: Jô Soares
Editora: Companhia das Letras
Ano: 1995
São Paulo
Romance Brasileiro
Romances-Século 20- Literatura Brasileira
8ª Reimpressão 
nºs de páginas: 349

O Xangô de Baker Street - Trailer   

_________________________________________________________________


Sinopse - O Xangô de Baker Street - Jô Soares
Um violino Stradivarius desaparecido, algumas orelhas cortadas e seus respectivos cadáveres trazem o famoso Sherlock Holmes ao Brasil, por recomendação de sua não menos famosa amiga Sarah Bernhardt. Porém aquilo que parecia um pequeno e discreto caso imperial transforma-se numa saga cheia de perigos, tais como feijoadas, vatapás, mulatas, intelectuais de botequim, pais-de-santo e cannabis sativa. Sem falar, é claro, dos crimes do primeiro serial killer da história, que executa seu sinistro plano nota a nota, com notável afinação e precisão de corte. O britânico e intrépido detetive e seu fiel e desconfiadíssimo esculápio vivem então no Rio de Janeiro a aventura de Sherlock Holmes que Conan Doyle se excusou de contar - por motivos que ficarão bastante óbvios -, mas que para felicidade do leitor brasileiro Jô Soares resgata neste romance implacável e impagável.


Neste livro surpreendente, Jô Soares alia uma rigorosa pesquisa histórica sobre a vida no Rio de Janeiro do Segundo Reinado à sua inventividade sem fronteira. Romance cômico – policial, O Xangô de Baker Street constitui uma engraçada mistura de cenário muito preciso do passado- a capital do país por ocasião da 1ª visita da legendária atriz francesa Sarah Bernhardt- figuras conhecidas da história política e cultural do país, como Olavo Bilac, Chiquinha Gonzaga, Paula Ney, D. Pedro II, e personagens de ficção – Sherlock Holmes e o indefectível Dr. Watson- importados para desvendar o desaparecimento inconveniente de um violino Stradovarius que deixava o imperador em palpos de aranha.  Mas as ilustres criaturas de Conan Doyle acabam sendo requisitadas para solucionar uma série de crimes hediondos e enigmáticos.
O resultado é um livro delicioso, em que as modas e os costumes da capital imperial no século passado vêm acompanhados de algumas suposições mais ousadas como, por exemplo, a de o Brasil ser o berço do primeiro serial killer da história. Por sua vez, o texto vai do jocoso dos diálogos e da gozação do francesismo brasileiro de então ao hilariante de diversas cenas, e revelações estarrecedoras sobre a vida alimentar, farmacológica e sexual do famoso detetive da rua Baker.
O Sherlock de Jô descobrirá as delícias sensuais dos trópicos, aprenderá alguns costumes nativos, exercerá seus brilhantes dotes dedutivos (para espanto e incredulidade dos pobres mortais), mas será obrigado a admitir que os crimes abaixo do Equador não são tão elementares, meu caro leitor.

Jô Soares, nasceu no Rio de Janeiro, em 1938. Comediante, humorista e dramaturgo, é autor de, entre outros, O Flagrante, O Astronauta sem regime, e O humor nos tempos de Collor, este último  com Luís Fernando Veríssimo e Millôr Fernandes. O Xangô de Baker Street é seu primeiro romance.
Resenha
A minha ideia inicial era ler o livro O Astronauta sem Regime,  como não encontrei, mudei para O Xangô de Baker Street e não me arrependi.
Foi uma leitura proveitosa, passei algumas horas me deleitando com o que lia. Uma mistura de personagens, num Brasil antigo. D. Pedro II, ilustres personagens da cultura nacional, além da visita de Sherlock Holmes e do Dr. Watson para completar.
Gostei do mistério do nosso primeiro serial killer. Não consegui descobri quem era, e na verdade nem o Sherlock.
Adorei andar pelas ruas do centro do Rio de Janeiro, através do livro( no inicio tem um mapa, pena que não consegui ler todos os nomes de ruas) e imaginar Chiquinha, Olavo Bilac, Sherlock e D. Pedro II por lá.
Para quem quer uma leitura leve e um pouco irônica, recomendo.

Participando:
51 livros em 2012! By Alquimia dos Romances!


Blog: Nanie´s World
Desafio Nierco
Marcador: N.I.E.R.C.O

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Retalhos no Mundo - 2013. Todos os direitos reservados.
Criado por: Roberta Santos.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo