10 março 2010

Vencedores do Oscar 2010

Confira a lista completa dos vencedores MELHOR FILME Guerra ao Terror

Guerra ao Terror (The Hurt Locker)
Elenco: Ralph Fiennes, Jeremy Renner, Anthony Mackie, Brian Geraghty, Guy Pearce.
Direção: Kathryn Bigelow
Gênero: Guerra
Duração: 128 min.
Distribuidora: Imagem Filmes

Estreia: Direto em DVD - Abril 2009 e Lançamento nos cinemas pós-DVD em 5 de Fevereiro de 2010.

Sinopse: Para um grupo de soldados americanos, alguns dias os separam do retorno para casa. Um período relativamente curto, se não fosse por tantas ocorrências que transformassem esse fim de jornada em um verdadeiro inferno. As forças armadas precisam de especialistas não só nos campos de combate mas também no dia a dia, na proteção do grupo contra insurgentes que promovem atentados, matando milhares de cidadãos. Conheça a dura realidade destes soldados e descubra que, ao contrário do que todos eles pensam, a luta jamais terminará..


Os soldados são os invasores, cercados de inimigos, em missão supostamente “pacificadora”. Naturalmente, não questionam muito o sentido do que estão fazendo pois são militares, com uma missão a cumprir. E há todo aquele heroísmo em desarmar bombas e tal. É tão viril, é tão americano. E o que Kathryn explora não é apenas o lado psicólogico dos militares, nem a estupidez da guerra - isso a gente já viu antes em muitos filmes. A diretora aposta nesse lado viciante para mostrar porque os americanos não vivem sem os confrontos. Um caminho brilhante traçado pelo roteiro de Mark Boal, jornalista que passou semanas com o Exército em Bagdá, em 2004.

Curiosidades:
» 'AVATAR' e 'Guerra ao Terror' lideraram as indicações ao Oscar 2010, com nove. 'AVATAR' ganhou três, e 'Guerra ao Terror' seis.

» Com o sucesso que 'Guerra ao Terror' (The Hurt Locker) está obtendo em todas as premiações, a Imagem Filmes resolveu lançá-lo nos cinemas nacionais 10 meses após o lançamento de seu DVD no Brasil. A empresa percebeu o poder comercial do longa, que está obtendo o maior sucesso no mercado internacional após ser vencedor como Melhor Filme em diversos prêmios da crítica, além de possíveis indicações

Guerra ao Terror por Francisco Russo
A Guerra Como Ela É

Guerras são matéria prima para o cinema desde sempre, seja pelo caráter histórico ou como denúncia. A Guerra do Vietnã, em especial, rendeu diversos filmes que mostravam os abusos e atrocidades nela ocorridas. A recente Guerra do Iraque começa agora a também ser retratada, geralmente ressaltando o caráter tecnológico ou denunciando os maus tratos cometidos. É o caso do ainda inédito Redacted, de Brian De Palma, e o documentário Procedimento Operacional Padrão. Guerra ao Terror procura apresentar o cotidiano desta guerra, sob a ótica dos militares que a vivenciam. Uma ótica que passa por cima de toda e qualquer ideologia política para ressaltar o que para eles é o mais importante: sobreviver.

Para apresentar esta realidade, a diretora Kathryn Bigelow resolveu apostar em nomes pouco conhecidos. Mais importante do que ter um astro era ter um personagem, alguém com quem o público pudesse acreditar no que se passa com ele. Pois esta é a chave que faz o filme funcionar: a sensação de veracidade. A tensão onipresente, o medo de que qualquer um à sua volta possa ser um inimigo, a desconfiança geral, a certeza de que a morte possa chegar a qualquer minuto... tudo isto faz parte do cotidiano dos envolvidos, que precisam não apenas realizar o serviço ao qual foram designados como também lidar com suas questões emocionais e psicológicas.

Neste contexto, é ainda mais relevante a ausência do lado político. Não que os militares sejam alienados, mas esta simplesmente não é sua prioridade. E aqui entra uma questão implícita, referente à necessidade desta guerra. Se houvesse um objetivo mais claro, algo contra quem combater, seriam os envolvidos mais politizados? A própria origem da guerra do Iraque, e sua manutenção, não faz com que as pessoas ajam sem grandes questionamentos ou interesses, como se meramente estivessem cumprindo um serviço? Ou esta simplesmente é uma característica dos dias atuais, onde a grande maioria não se interessa por assuntos mais densos e complexos, preferindo viver na superficialidade? São perguntas que Guerra ao Terror não responde, mas levanta.

O que o filme apresenta, com bastante competência, são diversos pontos de vista de como encarar uma guerra. E, nesta questão, não é algo específico desta guerra, poderia ser aplicado a qualquer outra. William James (Jeremy Renner, em bela atuação) precisa de adrenalina para viver, é o único meio pelo qual consegue se sentir bem consigo mesmo. Desta forma, apesar de reconhecer os riscos existentes, se oferece para vivenciá-los. JT Sanborn (Anthony Mackie, injustamente esquecido nas premiações) é o típico funcionário padrão, que toma todos os cuidados possíveis para permanecer vivo por mais um dia. Já Owen Eldridge (Brian Geraghty) tem a certeza absoluta que está ali para morrer, a qualquer momento.

Estas distinções ao encarar a situação extrema em que vivem fazem com que o grupo formado por James, Sanborn e Eldridge tenha características bastante peculiares. No trabalho funciona muito bem, mesmo com divergências sobre o modo de agir, mas no lado pessoal enfrenta problemas que, às vezes, colocam o trio em risco. São pequenos detalhes que compõem uma guerra e que, muitas vezes, definem determinados comportamentos e atos.

Guerra ao Terror é um bom filme, que traz uma reconstituição precisa da realidade na guerra do Iraque. Conta com um elenco coeso, que logo descarta os atores de maior renome, e efeitos especiais e sonoros sem excessos, usados apenas de acordo com a necessidade da trama. E aos que de imediato veem os militares como os heróis da história, fica a pergunta: como você se sentiria se um estrangeiro estivesse em seu país e andasse pelas ruas em um tanque onde há uma placa escrito "fique 100 metros atrás ou atiramos", sem oferecer qualquer chance de defesa? Ou que, como em determinado momento do filme é dito, os militares "ali têm liberdade para matar"? De ambos os lados há excessos e Guerra ao Terror também os apresenta. Afinal de contas, a realidade é bem mais complexa do que uma mera escolha entre mocinhos e bandidos.

MELHOR DIREÇÃO Kathryn Bigelow (Guerra ao Terror)

nome: Kathryn Ann Bigelow
natural de: San Carlos, California - EUA
nascimento: 27/11/1951
filmes 2009 - Guerra ao Terror (The Hurt Locker)
2007 - Mission Zero (curta)
2002 - O Peso da Água (The Weight of Water)
2002 - K-19: The Widowmaker (K-19: The Widowmaker)
1995 - Estranhos Prazeres (Strange Days)
1991 - Caçadores de Emoção (Point Break)
1990 - Jogo Perverso (Blue Steel)
1987 - Quando Chega a Escuridão (Near Dark)
1982 - The Loveless
1978 - The Set-Up (curta)


MELHOR ATRIZ
Sandra Bullock (Um Sonho Possível)
nome: Sandra Annette Bullock
natural de: Arlington, Virgínia, EUA
nascimento: 26/07/1964

OSCAR
Ganhou
2010 - Melhor Atriz - Um Sonho Possível

GLOBO DE OURO
Ganhou
Melhor Atriz - Drama - Um Sonho Possível

Indicações
Melhor Atriz - Comédia/Musical - Enquanto Você Dormia
Melhor Atriz - Comédia/Musical - Miss Simpatia
Melhor Atriz - Comédia/Musical - A Proposta

MTV MOVIE AWARDS
Ganhou
Melhor Atriz - Velocidade Máxima
A Mais Gostosa - Velocidade Máxima
Melhor Dupla - Velocidade Máxima

Indicada
Melhor Atriz - Enquanto Você Dormia
Melhor Atriz - Tempo de Matar
A Mais Gostosa - A Rede
A Mais Gostosa - Enquanto Você Dormia
Melhor Beijo - Velocidade Máxima

FRAMBOESA DE OURO
Indicada
Pior Atriz - Velocidade Máxima 2
Pior Atriz - Maluca Paixão
Pior Atriz Coadjuvante - O Demolidor
Pior Dupla - Velocidade Máxima 2
Pior Dupla - Maluca Paixão

MELHOR ATOR Jeff Bridges (Coração Louco)

nome: Jeffrey Leon Bridges
natural de: Los Angeles, Califórnia, EUA
nascimento: 04/12/1949

OSCAR
Ganhou
Melhor Ator - Coração Louco


Indicações
Melhor Ator - Starman - O Homem das Estrelas
Melhor Ator Coadjuvante - A Última Sessão de Cinema
Melhor Ator Coadjuvante - O Último Golpe
Melhor Ator Coadjuvante - A Conspiração

GLOBO DE OURO
Ganhou
Melhor Ator - Drama - Coração Louco

Indicações
Melhor Ator - Drama - Starman - O Homem das Estrelas
Melhor Ator - Comédia/Musical - O Pescador de Ilusões
Melhor Ator Coadjuvante - A Conspiração

INDEPENDENT SPIRIT AWARDS
Ganhou
Melhor Ator - Nada a Perder
Melhor Ator - Coração Louco

Indicações
Melhor Ator - Provocação
Melhor Filme de Estreia - Nada a Perder


MELHOR ATOR COADJUVANTE
Christoph Waltz (Bastardos Inglórios)

CHRISTOPH WALTZ: DOS TEATROS DE VIENA A HOLLYWOOD.

Waltz é austríaco, tem 53 anos e esta é sua primeira indicação ao Oscar. Sua carreira aconteceu praticamente nos teatros de Viena, o que o tornou um dos intérpretes mais respeitados da Áustria, muito popular por sua participação em diversas séries de TV, mas praticamente desconhecido no resto do mundo.

No entanto, a dimensão de sua vida profissional mudou desde que Quentin Tarantino o escalou para interpretar Hans Landa em "Bastardos Inglórios".

Waltz é "o caçador de judeus", um nazista que fala de forma impecável quatro idiomas e tem um sorriso ao mesmo tempo capaz de aterrorizar e de relaxar os espectadores, enquanto degusta sua sobremesa favorita, torta de maçã.

O prestígio do ator anda tão grande que Tarantino chegou a dizer que Hans Landa jamais teria existido se ele não tivesse encontrado alguém "tão bom" como Christoph Waltz para o papel.

E os júris dos principais prêmios internacionais de cinema concordam com o cineasta. Waltz levou para casa todas as estatuetas a que concorreu por esse trabalho até agora: do Globo de Ouro, do Prêmio do Sindicato de Atores, do Satellite Awards, do Independent Spirit e do Bafta.

O ator austríaco também levou o prêmio de Melhor Ator no Festival de Cannes, onde toda a crítica o indicou como o melhor de "Bastardos Inglórios", um elogio que deve ser levado em conta, já que a seu lado no filme estavam nomes de peso como Brad Pitt, Eli Roth, Diane Kruger, Daniel Bruhl e Melanie Laurent.

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
Mo'Nique (Preciosa)

Mo'Nique confirmou o favoritismo e venceu o Oscar de atriz coadjuvante por sua interpretação de uma mãe desumana no drama independente "Preciosa."

A comediante de 42 anos já vencera todos os prêmios considerados prévias do Oscar, como o Globo de Ouro e o SAG (Sindicato dos Atores).

Ela se tornou a quarta atriz negra a conquistar um Oscar, após Hattie McDaniel, Whoopi Goldberg e Halle Berry.

Na disputa ela superou a espanhola Penelope Cruz ("Nine"), Maggie Gyllenhaal ("Coração Louco") e a dupla de "Amor Sem Escalas", Anna Kendrick e Vera Farmiga.


MELHOR ROTEIRO ORIGINAL Guerra ao Terror
Na categoria roteiro original, mais ou menos como todo mundo previa, vence o drama pessoal do desarmador de bombas na Guerra do Iraque em Guerra ao Terror. O texto de Mark Boal (que já havia escrito o elogiado roteiro de No Vale das Sombras, de 2007) desbamca o bem sacado roteiro de Bastardos Inglórios e o sempre afiado texto dos irmãos Coen em Um Homem Sério, além de bater Up - Altas Aventuras e O Mensageiro.

Boal leva a estatueta dourada para casa com um trabalho que tenta, na medida do possível (e nunca é tão possível assim), não tomar partido político sobre a Guerra do Iraque, focando seu epicentro narrativo em um personagem que busca na adrenalina de desarmar bombas uma certa forma de escapismo.



MELHOR ROTEIRO ADAPTADO
Preciosa
Melhor roteiro adaptado ‘Preciosa’, a primeira surpresa da noite. Bastante emocionado, Geoffrey Fletcher dedicou seu Oscar aos ‘meninos e meninas preciosas mundo afora ‘ e a seu pai.

MELHOR FOTOGRAFIA Avatar
O filme Avatar ganhou o Oscar de Melhor Fotografia, nesta madrugada, no Kodak Theatre de Los Angeles.

O prêmio foi entregue a Mauro Fiore por Sandra Bullock.


MELHOR TRILHA SONORA Up - Altas Aventuras
A cerimônia de premiação do Oscar deste ano foi cheia de mudanças e surpresas. No quesito música, a surpresa ficou por conta do cancelamento das apresentações ao vivo dos indicados na categoria “melhor canção original”. Já para apresentar os indicados na categoria “melhor trilha sonora”, foi preparado um show com bailarinos que dançaram ao som de trechos das músicas principais.

A estatueta de “melhor trilha sonora original” foi para a animação “Up - Altas Aventuras“.

MELHOR CANÇÃO ORIGINAL
"The Weary Kind (Theme from Crazy Heart)" (Coração Louco)

MELHOR MAQUIAGEM
Star Trek

MELHOR DIREÇÃO DE ARTE
Avatar
O filme Avatar, de James Cameron, conquistou o prêmio de melhor direção de arte. Foi a primeira estatueta do filme, um dos favoritos da noite no Teatro Kodak, em Los Angeles.


MELHOR FIGURINO A Jovem Rainha Victoria
É de Sandy Powell e “The Young Victoria“, o filme estrelado por Emily Blunt, o prêmio de Melhor Figurino do Oscar 2010. Mais uma vez a academia não surpreende na categoria e dá a estatueta para uma produção de época, valorizando a pesquisa e reconstituição elaborada do vestuário.

MELHOR FILME ESTRANGEIRO
O Segredo dos Seus Olhos (Argentina)
Dirigido por Juan José Campanella, que conta a história de um Oficial de Justiça que escreve um livro baseado em um caso em que trabalhou em 1974, ganhou a estatueta de melhor filme estrangeiro na premiação do Oscar 2010 neste domingo. O diretor já fez outros trabalhos brilhantes, como o O Filho da Noiva.

MELHOR FILME DE ANIMAÇÃO
Up - Altas Aventuras
O prêmio foi apresentado por Cameron Diaz e Steve Carell e entregue ao diretor Pete Docter.


MELHOR EDIÇÃO DE SOM
Guerra ao Terror
O prêmio foi entregue Paul N.J. Ottosson por Anna Kendrick e Zac Efron.

MELHORES EFEITOS ESPECIAIS
Avatar
Justo! Este prêmio foi meio óbvio
MELHOR DOCUMENTÁRIO
A Enseada (The Cove)

MELHOR CURTAMETRAGEM
The New Tenants

MELHOR CURTAMETRAGEM DE ANIMAÇÃO
Logorama

MELHOR CURTAMETRAGEM - DOCUMENTÁRIO
Music by Prudence


HOMENAGENS
John Hughes - 1950 -2009 - Diretor e Escritor
Roger Cormann Godon Cullis Lauren Bacall John Calley
Todos os filmes de Terror
Tecnologia Científica - Vários premiados
Em memória a todos os falecidos

Fonte: http://www.falhanossa.com.br/IndicacaoOscar2010.htm
Fonte http://g1.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Retalhos no Mundo - 2013. Todos os direitos reservados.
Criado por: Roberta Santos.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo