31 março 2010

A Páscoa e os seus Símbolos

O nome páscoa surgiu a partir da palavra hebraica "pessach" ("passagem"), que para os hebreus significava o fim da escravidão e o início da libertação do povo judeu. Ainda hoje a família judaica se reúne para o "Seder", um jantar especial que é feito em família e dura oito dias.

Para os cristãos, a Páscoa é a passagem de Jesus Cristo da morte para a vida: a Ressurreição.

Em tempos antigos, no hemisfério norte, a celebração da páscoa era marcada com o fim do inverno e o início da primavera. Tempo em que animais e plantas aparecem novamente.

Os pastores e camponeses presenteavam-se uns aos outros com ovos.

De todos os símbolos, o ovo de páscoa é o mais esperado pelas crianças.

Ovo

De todos os símbolos, o ovo de páscoa é o mais esperado pelas crianças.

Simboliza o nascimento e a vida. Na Antiguidade, os povos costumavam presentear os amigos com ovos enfeitados e coloridos. Os ovos cozidos e pintados foram substituídos, nos nossos dias, por ovos de chocolate que fazem as delícias das crianças.

Coelho

Os coelhos surgiram como símbolos da Páscoa na época dos egípcios, pois representam a fecundidade e a reprodução constante da vida.

Cordeiro

O cordeiro é o símbolo mais antigo da Páscoa. É o símbolo da aliança feita entre Deus e o povo judeu na páscoa da antiga lei. No Novo Testamento, simboliza Cristo que é o Cordeiro de Deus.

Sino

Muitas igrejas possuem sinos que ficam suspensos em torres e tocam para anunciar as celebrações. O sino é também um símbolo da páscoa, pois no Domingo de páscoa, tocam de uma forma festiva anunciando a ressureição de Jesus Cristo.

Círio Pascal

As velas são uma marca das celebrações religiosas pascais. Em certos países, os católicos apagam todas as luzes de suas igrejas na Sexta-feira da Paixão. Na Vigília Pascal, fazem um novo fogo para acender o principal círio pascal e utilizam-no para reacender todas as velas da igreja.

Colomba ou Pomba Pascal

O bolo em forma de pomba significa a vinda do Espírito Santo sobre os Apóstolos quando Jesus Cristo ressuscita.

Diz a lenda que a tradição surgiu na vila de Pavia (norte da Itália), onde um confeiteiro teria presenteado o rei lombardo Albuíno com a guloseima. O soberano, por sua vez, teria poupado a cidade de uma cruel invasão graças ao agrado.

A pomba é também símbolo da paz.

Fonte http://www.abcdobebe.com/festividades/a-pascoa-e-os-seus-simbolos.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Retalhos no Mundo - 2013. Todos os direitos reservados.
Criado por: Roberta Santos.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo