28 março 2010

Movimento Hora do Planeta foi pouco expressivo em Joinville

28/03/2010
15h43min

Entre os órgãos públicos, apenas a Prefeitura apagou as luzes às 20h30 e só voltou a ficar iluminada às 21h30

Mariana Pereira

O sábado à noite foi menos iluminado em todo o mundo para lembrar a todos que o planeta corre o risco de "apagar", devido ao aquecimento global. Em todo o País, 19 capitais e outras 46 cidades aderiram ao movimento Hora do Planeta, iniciativa da Rede WWF para enfrentar as mudanças climáticas. Entre elas, Joinville. Mas a segunda participação da cidade foi ainda menos expressiva que no ano passado.

Entre os órgãos públicos, apenas a Prefeitura apagou as luzes às 20h30 e só voltou a ficar iluminada às 21h30. Em 2009, pontos turísticos da cidade como o Museu Nacional de Imigração e Colonização e a Estação da Memória também ficaram às escuras.

Além disso, algumas empresas, que já haviam aderido à Hora do Planeta no ano passado, também deram sua parcela de contribuição. Na Embraco, por exemplo, o jantar dos funcionários foi à luz de velas e algumas luminárias externas também foram apagadas.

A Whirlpool também apagou lâmpadas nas sedes em quatro cidades brasileiras, inclusive em Joinville, e economizou cerca de 1,4 mil kWh, energia equivalente ao consumo de energia de oito famílias de quatro pessoas durante um mês.

Nos hipermercados Big, 30% de todas as luzes foram apagadas durante a Hora do Planeta, assim como os letreiros luminosos e eletrodomésticos, o que chamou a atenção de clientes. Mas a maioria das pessoas desconhecia o motivo da iluminação parcial.

Daniel Armange, que passeava pela loja de eletrodomésticos do Big do Shopping Joinville (antigo Americanas), estranhou as luzes e televisores apagados.

— Não sabia do movimento global, achei que fosse um problema na parte elétrica da loja —, disse.

— A iniciativa é interessante, só acho que a loja deveria colocar cartazes, avisando da Hora do Planeta, senão o consumidor entra e sai da loja sem entender a mensagem do movimento —, sugeriu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Retalhos no Mundo - 2013. Todos os direitos reservados.
Criado por: Roberta Santos.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo